É verdade que os terremotos são fenômenos naturais ou geofísica ter um efeito devastador sobre as áreas onde ocorrem, e os fenômenos desta natureza que ocorrem cada vez mais com altas intensidades ter causado a morte e desaparecimento de vidas humanas, sem contar claro, com os elevados custos que causam danos.
Mas, ainda que nós não podemos imaginar, não só são o único impacto dos terremotos, foi demonstrado que eles também podem ter um impacto sobre o aquecimento global do nosso planeta Terra, com o lançamento na atmosfera de gases de efeito estufa, mas pode perguntar como isso aconteceu?
Antes de começar a explicar sobre isso devo dizer que nem todos os terremotos têm um impacto sobre o aquecimento global, isso se deve principalmente à presença dos "terremotos submarinos" em certas áreas da crosta oceânica ocorrer. De acordo com os nossos amigos na revista "Nature Geoscience" publicou um artigo sobre um estudo que indica que "... que os terremotos poderiam contribuir para o aquecimento global através da liberação de gases de efeito estufa, como um grande terremoto em 1945 lançou mais de sete milhões de metros cúbicos de metano no Mar da Arábia ... " Fonte: http://www.analitica.com/medioambiente/5624333.asp
Você pode me perguntar o que é que de metano no mar. Já faz um bom tempo atrás, eu me lembro de um especial do Discovery Channel apresentou um relatório sobre o futuro do combustível e quais poderiam ser as principais fontes de energia que o homem pode usar quando o petróleo acabar, um dos quais hidratos metano, que são encontrados em grande abundância em estruturas de gelo no subsolo das plataformas continentais em torno massas de terra da Terra, calcularam que os hidratos de metano conter entre 1.000 e 5.000 gigatoneladas de carbono, mais do que o montante total é emitido a cada ano pela queima de combustíveis fósseis.
E por que dizem que os terremotos contribuir para o aquecimento global? Em 1945 foi lançado mais de sete milhões de metros cúbicos de metano no Mar da Arábia, devido a um terremoto naquela área, com uma magnitude de 8,1 graus, apontando para a descoberta de uma fonte de gases de efeito estufa até então desconhecidos . É preciso lembrar que os peritos na arte que o metano é perigoso e mais potente do que o dióxido de carbono.
Como indicado pelo diretor de estudo, David Fischer, "... de acordo com vários indicadores, defendemos que o terremoto levou à fratura dos sedimentos, permitindo a liberação de gás, que foi preso sob ..." Fonte: http://www.analitica.com/medioambiente/5624333.asp
Em conclusão, podemos dizer que todos os terremotos que ocorrem no planeta, têm um efeito positivo sobre o aquecimento global da Terra, já que apenas em áreas onde esses "reservatórios" de hidratos de metano deve ter mais observação, e se ocorrer outro fenômeno desta natureza, o nível máximo permitido de aquecimento aumentaria, teria que fazer uma pesquisa sobre os períodos de retorno desses terremotos que ocorrem em áreas onde os hidratos de metano localizados para analisar o que precauções devem ser tomadas no caso.
Para quaisquer dúvidas ou comentários, não se esqueça de escrever no blog ou mande-nos um e-mail para marvar26@gmail.com