Contacto : cgeofisica@gmail.com

Ciencia y Geofísica

Grupo IGPERU

Ciencia y Geofísica

facebook
instagram
linkein
whatsapp
GEOFÍSICA

Vários anos atrás, o homem sempre tentou imaginar o que o interior do nosso planeta, como se acreditava anteriormente que o trabalho apenas de Deus sabe essas coisas, mas a curiosidade humana sempre alcançado limites para além do que se pensava , de modo que o homem tentou idealizar pressupostos e idéias de como seria o interior do nosso planeta.

Professor de Geofísica . " The Core "
Isso me lembra de um bem conhecido por todos nós , o Core, uma missão para o centro da Terra para restaurar o movimento dinâmico do núcleo para novo filme gerar o campo magnético do planeta , esta viagem iria atravessar a crosta, manto e, finalmente, chegar ao núcleo. Eles estavam descobrindo coisas que você nunca tem que ver (obviamente foi um filme).

Mas nos dias atuais anos , o homem criou métodos pelos quais você pode estudar de forma mais explícita no interior da Terra , talvez não tão exatamente como a gente gostaria , mas com alguma abordagem positiva .

"E se o núcleo é feita de queijo? ' S apenas especulação ... " (Diálogo retirado do filme Core)

Atualmente os cientistas e geofísicos utilizando métodos diretos e indiretos , tais como o estudo das ondas sísmicas que atravessam a nossa crosta eo manto , gradientes térmicos de temperatura, tomografia sísmica , a análise do magma, pode estudar com maior precisão quais os materiais são formados dentro de nosso planeta em determinadas profundidades e quais são suas características .

O método sísmico é uma boa ferramenta para estudar o assunto. Se o método sísmico é estudar mudanças na velocidade de propagação das ondas sísmicas como eles variam sua velocidade ao passar através de diferentes meios de composição física diferente ou quando têm um diferente estado de agregação.

Mas também pode haver outros métodos diferentes para estudar o interior do nosso planeta como a criação de modelos geomecânicos dando-nos uma visão geral do que poderia estar lá dentro.

Então pode-se peguntar , como podemos estudar o interior do nosso planeta?

Temos publicado anteriormente que os métodos directos e indirectos podemos tentar ter uma aproximação do que o interior da Terra . Nós explicamos mais.

Como métodos diretos , podemos estudar as inclusões , que são pequenos fragmentos que aparecem nas outras pedras e rochas ígneas (granitos ) ou vulcânica ( basalto ) . Como e onde podemos encontrar estes anúncios?

As rochas ígneas vêm da solidificação de um magma. Um magma é uma mistura de rocha fundida , água, gás e fragmentos de rocha sólidos produzidos pela fusão de rock , rock geralmente derrete no manto ou a base da crosta. Quando o magma sobe ( porque é menos denso do que as rochas que estão acima dele, como um balão no ar) pode arrastar ou carregar fragmentos de rocha lugares muito profundos. Aqui estão as inclusões , e estão estudando como estudar a geologia do interior da Terra. (1)

Agora , estudando rochas magmáticas , você pode saber o quanto a química das camadas mais profundas da Terra, nós chamamos isso de Geoquímica , que também usada para estudar o interior da Terra . (1)

O também têm a oportunidade de estudar o interior da terra com o chamado perfuração de diamante e com base em materiais subsuperficiais extraídos directamente a partir tanto da superfície e abaixo dela . Tomamos estes materiais (amostras) , transportados para o laboratório e levá-las para os testes físicos e químicos. (1), mas uma das desvantagens deste método é a profundidade da perfuração , , uma vez que nos permitiu cavar um pouco ao longo dos primeiros 12 km. Muito além da grande quantidade de tempo utilizado para chegar ao núcleo.

E, como métodos indiretos podemos estudar os fluxos aquecidos , o que é simplesmente a emissão de calor do interior da Terra e , ao mesmo tempo podem ser geradas pelo atrito das camadas da Terra, reacções químicas , decai de elementos radioativos , pelo que as alterações de estado do material . (1)

O calor emitido pela terra , mas tem um valor significativo quando medidos em diferentes pontos são obtidos valores diferentes . Podemos dizer que os altos valores de fluxo de calor são cumes em - mar , onde os limites das placas estão ativas , onde a crosta é mais fina e onde os materiais são mais modernos . (1)

E os valores são baixos fluxo de calor em fossas oceânicas , variando de licença inativo, onde a crosta é mais espessa e onde os materiais são mais velhos. Por a diferença de fluxo de calor se deduzir que o interior da terra não é homogéneo . (1)

Estudamos também a força da gravidade , que nada mais é que a força com que os corpos se atraem , sendo diretamente proporcional às massas desses corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância a ser encontrado.

Quando se mede a intensidade , em diferentes partes do mundo obter valores diferentes , isso indica que o interior da Terra é heterogéneo , isto é, que é formado por camadas de materiais de natureza diferente. Não é um valor teórico de gravidade de todo o planeta , quando os dados medidos não corresponder a teoria diz que existe uma anomalia gravidade . Estas anomalias podem ser :

Anomalias positivos : o valor medido for maior que o esperado ( teórico ), indicando que , nesse ponto , abaixo da superfície há materiais com uma alta densidade . E anomalias negativas em que o valor medido é menor do que o esperado ( teórico ) , indicando que , nesse ponto, abaixo da superfície existem materiais com uma densidade baixa.

O estudo de anomalias da gravidade para deduzir a existência de uma camada de fluido no interior da Terra .

O estudo de meteoritos permite analisar a composição da rocha que é formado neste corpo , desde a sua origem , desta forma é semelhante à da Terra . Esta baseia-se no sistema de energia solar é composto pelos mesmos materiais , pelo que os materiais de formação de planetas têm características semelhantes de meteoritos .

Interior das Ondas sísmicas Terra.
Um dos métodos indiretos que tiveram melhores resultados do que os estudos anteriores são a propagação de ondas sísmicas quando ocorrem terremotos.

As ondas sísmicas (vibrações causadas por um terremoto ) são gerados no epicentro do terremoto e propagar o exterior eo interior da Terra.

O estudo da velocidade da onda e seus caminhos trouxeram para interior (composição, estado físico e estrutura) da Terra, uma vez que o comportamento de onda muda dependendo das propriedades e da natureza das rochas que atravessam . (2)

As ondas sísmicas que viajam através do interior da Terra (P e S) sofrer desvios na trajetória (refração) . Cada alteração evolução reflecte uma mudança na composição ou condição dos materiais que passam através da . Essa área é chamada de troca de descontinuidade material. (2) o estudo de ondas sísmicas nos permitiu distinguir a estrutura interna da Terra e sua crosta, manto e núcleo.

Além de usar uma ferramenta como os Geofísica Aplicada , o que nos permite estudar maneiras diferentes dentro de nosso planeta. Dependendo do método utilizado pode ter uma maior profundidade de investigação .

Os métodos utilizados pelos Geofísica para tentar estudar o interior da Terra são a sísmica de refração , as Sondagens Elétricas Verticais , Gravimetria , exames elétricos ou Georadar .

De tudo isso que tomamos para determinar o que é e qual é a estrutura da Terra , o que todos nós sabemos que a partir de já muito pequeno.


LITERATURA DE REFERÊNCIA

( 1 ) http://cienciaconpaciencia.blogspot.com/2009/08/como-se-puede-conocer-la-geologia-del.html
(2) http://e-ducativa.catedu.es/44700165/aula/archivos/repositorio//500/564/html/Unidad02/pagina_1.html

" Todas as perguntas, preocupações , dúvidas ou comentários escreva para marvar26@gmail.com "

0 Comments:

Publicar un comentario

No olvides de escribir tu opinión personal de nuestro blog, una página o información que desees comprtir. Todos los éxitos para ti. Gustavo Zavala.